Seja bem-vindo ao Blog Da Léia Cardoso. Hoje é

sábado, 12 de outubro de 2013

Policiais Militares do Tático são denunciados na corregedoria por Abuso de autoridade

Uma equipe de policias do Grupo Tático Operacional (GTO), lotada no 17º Batalhão da Polícia Militar em Xinguara, foi denunciada na Corregedoria da PM em Redenção na ultima quarta-feira (09/10), por abuso de autoridade e violação dos direitos da criança e do adolescente. 

O fato aconteceu na cidade de Bannach no ultimo domingo (06/10), onde os policias estavam destacados para ajudar na segurança pública em virtude da realização do aniversário do município, ocorrido no último final de semana. 

O grupo era comandado pelo tenente Lino o qual é o principal acusado dos abusos e violação. Os denunciantes contaram que o militar algemou sem necessidade um menor de idade de inicias P.H.M.G., e o agrediu com tapas no rosto, após levá-lo ao destacamento da PM de Bannach para averiguar acusações de tumulto. 

O tenente ainda teria xingado o menor de moleque, ladrão e caloteiro e o privado de entrar em contato com os seus pais pelo telefone, inclusive tomou o celular do menor, e quando o mesmo insistiu para ligar para seu pai, o mesmo foi agredido por Lino. O fato foi contornado com a chegada do pai do menor, que após conversar com tenente obteve a liberação dos mesmos. 

Outra acusação que pesa sobre o militar é que quando o tio do menor chegou ao destacamento para acompanhar a situação, o mesmo também foi algemado. “Estava apenas alertando o policial quanto às leis de proteção ao menor, mas ele se sentiu pressionado e mandou me algemar”, disse o tio do garoto. 

O fato foi presenciado por várias pessoas que foram arroladas como testemunhas. Também foi relatada nas denúncias a agressão sofrida por outra pessoa que estava no interior do destacamento, que teria sido presa por ter mostrado o dedo para a guarnição. Outra prisão inusitada também foi feita porque um homem passou esfregando em um dos policiais do GTO. Apesar dos incidentes, segundo o comandante do 17º batalhão, major Oliveira, o tenente Lino lhe relatou que o serviço em Bannach teria ocorrido sem nenhuma alteração. 

O tenente Holanda, responsável pela corregedoria regional da PM, disse que não é admitida qualquer atitude de abuso por parte de policias e que as denúncias feitas serão apuradas com rigor. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Gusttavo Nascimento | CanaãHost "O SENHOR é o Meu Pastor e Nada Me Faltará" (Salmo 23:1)
|