Seja bem-vindo ao Blog Da Léia Cardoso. Hoje é

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Curtume de Xinguara acusado de contaminar água do rio Mariazinha

Peixes encontrados mortos no rio pode ter sido por contaminação da água.

Pescadores de Xinguara se depararam com um crime ambiental: mortandade de peixes no Rio Mariazinha, um pequeno rio que passa pela cidade.

Sobre a causa das mortes dos peixes, os pescadores não sabem dizer direito o motivo, mas deduzem que pode ser da água contaminada que é despejada no rio pelo esgoto do curtume da empresa Durli Couros, que vem sendo acusada de deixar vazar dos tanques dela, produtos químicos, ocasionando a morte de peixes, de animais domésticos e até de gado de colonos da região. Diante do crime ambiental que presenciaram, os pescadores resolveram filmar e fotografar tudo.

Tanque principal onde é feito o tratamento da água com resíduos químicos antes de ser jogado no rio.Na manhã de quinta-feira (05/12/13) a reportagem esteve na empresa Durli Couro, onde foi recebida pela gerente Regina Salmão, que designou o gestor ambiental Boniek Xavier Nascimento e o e o gerente de produção Everson Rocha Oliveira, para acompanhar os repórteres durante visita às instalações da empresa.

Os funcionários mostraram como é feito o processo de tratamento do couro, desde a chegada ao curtume até ser beneficiado e ficar pronto para ser usado pela indústria calçadista brasileira e internacional. Eles fizeram questão de dizer que a Durli Couro obedece religiosamente às normas ambientais exigidas pelos órgãos ambientais para esse tipo de indústria. E por último, mostraram os tanques onde é feito o tratamento da água antes dela ser despejada por uma tubulação no rio.

A água desce por um esgoto diretamente no rio

Apesar de toda garantia dada pela Durli Couro, os colonos que moram às margens do Mariazinha, tem versão diferente para essa situação, inclusive, há anos eles denunciam o curtume e os frigoríficos de Xinguara, alegando que são eles os responsáveis pelos crimes ambientais que se sucedem há anos, prejudicando, desta forma, a flora e a fauna, sem que nada seja feito para coibir essa prática.

A própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xinguara, já encaminhou ofícios à Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMA/PA), pedindo providências para as questões ambientais relacionadas ao Rio Mariazinha. Pelo menos dois relatórios já foram enviados para a SEMA em Belém, um em 2009 e outro em Novembro de 2013, relatando as ocorrências e pedindo providências para o caso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Gusttavo Nascimento | CanaãHost "O SENHOR é o Meu Pastor e Nada Me Faltará" (Salmo 23:1)
|