Seja bem-vindo ao Blog Da Léia Cardoso. Hoje é

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Canaã dos Carajás e Altamira têm o maior aumento de frota no Brasil

Pois bem, os dois municípios brasileiros que mais crescem, proporcionalmente, em número de carros novos são paraenses: Canaã dos Carajás e Altamira. Além de terem se tornado os dois maiores pólos recentes de atração populacional na Amazônia (Altamira por causa da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Canaã dos Carajás por causa do projeto S11D), a economia desses locais passou a aquecer uma nova dinâmica de consumo por automotores. O que antes era objeto de desejo, agora é um problema social (haja vista a ruas esburacadas e intrafegáveis; população endividada em financiamentos a perder de vista) e uma espécie de sangria desatada que prenunciam cidades pandemônios num futuro não muito distante.

No final de 2012, Canaã dos Carajás tinha 7.670 veículos. No final de 2013, 9.710. Pode parecer pouco o aumento de dua
s mil unidades na frota, mas para um município que tem apenas 31 mil habitantes, sendo 25 mil deles na cidade, é um crescimento assustador de 26,6%, já que nem a população cresce a taxa similar. E a consequência disso é o repeteco do que hoje se visualiza às 8 horas da manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde em Parauapebas, um verdadeiro caos no trânsito do município.

Em Altamira é ainda mais cruel. Por dia, sobem Transamazônica acima 20 mil veículos, que ou passam pela cidade, ou vão e voltam, ou ficam por lá. Em todo caso, com 42.499 veículos, Altamira acelera velozmente para roubar o posto de Parauapebas como detentor de quinta maior frota. E como ambas as cidades não têm estrutura física para suportar o peso de tamanho prêmio, estar em quinto ou primeiro lugar não é vantagem. 


Três anos atrás, por exemplo, Altamira tinha 23.985 carros e motos. De lá para cá, a frota explodiu quase 800%. E a “Princesinha do Xingu” só perde mesmo para a “Terra Prometida” no fenômeno de emplacamentos de carros. Para se ter ideia do que era Canaã dos Carajás e do que está acontecendo, em 2000 havia apenas 429 carros trafegando pelas ruas de terra da então pacata vizinha de Parauapebas. Em 13 anos, a frota cresceu 2.163%. Em nenhuma outra parte do Brasil se viu algo dessa natureza. Nos próximos três anos, a frota de Canaã dos Carajás atingirá 30 mil veículos. Isso não será motivo de comemoração em 2017, pelo contrário. Se hoje a malha urbana é de 74,5 quilômetros, em 2017, a julgar pelo crescimento demográfico, será de 109 quilômetros – sequer dobrará. Enquanto isso, a frota triplicará. Está instalado o caos.
FONTE: Mix comunicação e propaganda

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Gusttavo Nascimento | CanaãHost "O SENHOR é o Meu Pastor e Nada Me Faltará" (Salmo 23:1)
|