Estamos falando sobre a Amazônia (legal), sobre um Brasil nortista. E como um bom caboclo aqui do nosso Estado do Pará, estou vendo boa parte dos políticos montarem palanque e falarem sobre o derrocamento de 43 quilômetros de extensão do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins.
Em discurso montado, escrito na maioria das vezes por publicitários de campanha (que vivem no sul, e sudeste deste país) do governo federal, (Presidenta Dilma Roussef - PT) onde segundo ela, “o processo de derrocamento do Pedral, viabilizaria a navegabilidade do Rio Tocantins, permitindo a operacionalização da hidrovia durante o ano todo e chegando a uma capacidade de transportes calculada em até 20 milhões de toneladas por ano para 2025, em grãos, minérios e carga geral”.
Não sei onde estes estudos estão montados, muito pouco sei das técnicas que serão utilizadas e para ser sincero, acho que nem verba existe no tesouro nacional para este tipo de obra. Mas, vou falar da parte que conheço e sei. Que apresento aqui a inviabilidade deste serviço, pois a implosão atingiria a biodiversidade desta região e mexerá com o ecossistema, de dois grandes rios da Amazônia. E até o momento a sociedade não assistiu nenhum estudo sobre esta obra.
É bom que os brasileiros saibam que falo dos Rios Tocantins e Araguaia, que serão afetados, e quando começamos a falar sobre este tipo de obra, vem uma pergunta cabocla, onde estão as nossas eternas ONGs (Organizações não governamentais), que posso citar os nomes da WWF Brasil, Greepeace e Imazon e tantas outras.
Que sempre pensei e continuo a pensar, que as forças reunidas destas entidades, fariam a defesa do meu estado. Não estou aqui contra a obra, pois sei que ajudará muito na escoação da produção de grãos e mineral dos nossos estados da região norte.
Confesso que existem outros meios e serviços, que afetariam menos o ecossistema de nossa Amazônia e que dariam navegabilidade naquela área. Nos meus trinta e seis anos de Pará e conhecedor in loco da área, sei que o Brasil precisa abrir os olhos para essa questão.
O que precisamos de fato, é que o governo federal abra os olhos para infraestrutura terrestre como: Transamazônica, BR 155, BR 222 e facilitar ainda mais os projetos apresentados pelos gestores municipais e estaduais que viabilizam o mínimo de saúde, educação, social e tantas outras esferas da sociedade.
Pois vivemos aqui, não porque somos invasores, ou porque queremos explorar as riquezas deste solo. Mas, estamos aqui porque os nossos pais vieram para garantir a terra amazônica para esta pátria chamada Brasil.
E é nesta linha que precisamos que os nossos irmãos brasileiros nos ajudem a viver dignamente, e sermos ouvidos, pois centenas de irmãos que manifestavam contra a obra foram barrados pela segurança presidencial e nacional, como se vivêssemos em um país de uma geopolítica comunista.
(Texto: Miller Bejarmin de Oliveira).
Quanta ignorância e falta de visão...
ResponderExcluirNo Brasil é assim tudo tem que estudar, tudo tem que pesquisar. Porém eu pergunto... Qual é o pesquisador que vale mais para a sociedade e principalmente para a impressa ''questionadora'', que o pior dos jogadores de futebol, ou até mesmo um cantor de quinta como um Gaspazinho da vida?
ResponderExcluirA moda agora é ser contra.
Tem um monte de hipócritas que são contra a construção das hidroelétricas, mais nunca se sentou no banco de uma Universidade para estudar biodiversidade, Engenharia Civil e Elétrica. E o que é pior, chega em casa e liga uma TV, um ar-condicionado, geladeira, ferro elétrico, lâmpadas. Se a pessoa é contra não pode usar. Teria que morar nos confins da floresta, no estilo Adão ou usar apenas energia eólica.
Com relação a recuperação das rodovias isso é fato que o governo tem recuperar, porém tem que abrir alternativas de transportes, como hidrovias e ferrovias.
É fácil os Estados Unidos, (os pobres) tem mais de 70% dos seus transportes feitos por vias hidroviárias e ferroviárias.
Assim vamos baratear custos de transportes, diminuir mortes nas estradas.
O gerenciamento do nosso sistema de transportes pode ser comparado a do sistema carcerário. No segundo se coloca preso de todos os níveis criminais juntos e primeiro se coloca todos os níveis de motoristas e cargas na mesma via, o resultado (uma das grandes receitas da impressa, pois esta ganha muito vendendo notícias ruins) é a morte de mais de 50 mil pessoas todo ano.
Para o povo que vida difícil, não interessa se é palanque, se é Dilma, Aécio Neves, Giovane Queiroz, e etc. que vai fazer... Para o povo interessa é que faça... Obra pronta POVO FELIZ... Tem que deixar de lenga lenga...
Prefiro ficar com o pensamento de Platão a ''única coisa que sei é que nada sei.''
O cara tem nome inglês e vem dizer que é caboclo. No mínimo é contra o Estado Carajás Também.
É verdade, infelizmente tem gente do contra mesmo, até contra o progresso, até um leigo sabe que este tipo de obra causa o mínimo de impacto ambiental, mais acham que ser do contra um dia os levam ao poder, só se leva algúem ao poder quando se faz oposição com ideologias lógicas.
ExcluirAmigos (a) deste blog, o governo Dilma Roussef do PT, falando de obras monstruosas no final de mandato é mesmo um jogo de estratégias para a reeleição, nada se faz durante o mandato e agora quer usar de maneira rasteiras para se reeleger, mas já dizia o Deputado Federal Jair Bolsonaro, que o combustível do PT é a mentira. E quem acompanha mentirosos é cúmplice dos mesmos erros.
ResponderExcluirTem prefeitos que usam das mesmas estratégias de fazer obras no final do mandato para enganar os eleitores, achando que os eleitores vão pensar, vamos votar nele pra ver se ele termina esta obra que começou. Não se engane eleitores, se eles não fazem praticamente nada no primeiro mandato pensando em se reelegerem, imaginem depois da reeleição que não tem mais como se reelegerem, o segundo mandato é um colapso, se eles estão tirando de rodo agora imaginem quando se reelegerem vão tirar de pá carregadeiras.
ResponderExcluirO PT É O MAIOR COMPRADOR DE VOTOS EM TODO O PAÍS, COMEÇANDO PELAS AS BOLÇAS FAMÍLIAS E POR AI VAI.
ResponderExcluirEssa tal d Dilma é uma aberração na política Brasileira.
ResponderExcluirPovos corruptos têm políticos de igual teor e formula, o q vc espera d um político q foi produzido pela uma sociedade corrupta?
ResponderExcluirSe quando a hidrovia estiver pronta e eu ver esse Miller em um navio, jogo ele na água...
ResponderExcluirNo Brasil é assim, quando tem um tentando subir tem 50 puxando para baixo...
para d ser um alienado e volte pra realidade.
Excluir