Seja bem-vindo ao Blog Da Léia Cardoso. Hoje é

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Canaã perde um comunicador, Nando Soares morre após sofrer acidente de moto

Canaã dos Carajás hoje amanheceu mais triste, o comunicador Nando Soares 29 anos, proprietário da produtora Zuada Studio e Dj no Shock Clube faleceu na madrugada de hoje. Após sofrer um acidente de moto na madrugada da ultima sexta feira, segundo informações da policia militar, o acidente pode ter ocorrido devido aos quebra molas da Rua José Pereira Costa na altura do supermercado 5 de Outubro, Nando teria conseguido passar dois dos três quebra molas, mas no terceiro teria caído.

Socorrido pela policia militar Nando foi levado ao hospital onde permaneceu em coma até a madrugada de hoje, porém para a tristeza da família e amigos o Dj não resistiu aos ferimentos e morreu.

Diante da dor da perda e em solidariedade a família, José Pacheco locutor e empresário no ramo de carro volante em Canaã reuniu os colegas e decidiram fazer uma tarde de silencio hoje. Nenhum carro som deverá rodar na cidade hoje com midias, mas todos anunciarão sobre o velório e sepulcro de Nando Soares que deixou esposa e filhos.





quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Anderson Mendes ganha mais uma e fecha o ano com quase 2 milhões de reais em licitações

Como diz o ditado popular, Anderson agora vai lavar a jega
SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO!
Então é natal! Neste período do ano todo mundo fica preocupado com presente, decoração, viagens, confraternizações e acabam se esquecendo um pouco das coisas publicas. Enquanto nos preocupávamos com tudo isso a Câmara Municipal concedeu por unanimidade um aumento de 40% no IPTU e aquele moço guerreiro que não se sabe se é presidente da ACIACCA ou cobrador de dividas (não que não seja importante livrar o comercio de calotes) mas fico me perguntando se ele com sua empresa está tão bem preparado para ganhar licitações por que não preparar o comercio local também, mas isso é pauta pra uma outra matéria que vocês poderão prestigiar logo no inicio do ano.
 Fato agora é que Anderson Mendes dos Reis, aquele mesmo, o presidente da Aciacca, primo do prefeito, irmão de vereador e irmão também do diretor da Funcel (fundação de cultura esporte e lazer) ganhou mais uma licitação e encerra o ano com quase 2 milhões de reais.

 No dia 06 de Dezembro um aviso de licitação anunciava que a secretaria de educação necessitava de equipamentos de informática, o processo licitatorio foi realizado no ultimo dia 18, e advinha quem ganhou?

Bem, contra fatos não há argumentos.



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Impasse na cobrança do IPTU e bate boca de vereadores na 12ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de Canaã

O ano legislativo para o município de Canaã terminou da pior forma possível. No último dia 20 na sessão extraordinária onde os edis estavam reunidos para deliberarem sobre diversos assuntos de interesse da comunidade, o que chamou mais atenção e foi colado em votação tendo sido aprovado por unanimidade, foi o aumento da cobrança do IPTU para o próximo ano. Isto é, 2014 vai começar com uma péssima notícia para os moradores de Canaã dos Carajás, é que os vereadores autorizaram um aumento de 40% (quarenta por cento) sobre o valor de base da alíquota cobrada. O prefeito Jeová Andrade esteve na sessão juntamente com sua assessoria jurídica e o procurador do município para ver de perto a aprovação.

O IPTU é um imposto tipicamente municipal, a ser pago pelo contribuinte e resulta da aplicação de alíquotas fixadas em lei sobre o valor venal do imóvel. Esse valor venal é apurado de acordo com normas técnicas de avaliação, previamente aprovadas pelas Câmaras Municipais de cada município.
No cálculo do custo pra chegar ao valor devido do IPTU deve ser levado em conta o custo do metro quadrado em cada região, definindo-se a partir de melhorias de infraestrutura ou depreciação do local.

No caso de Canaã dos Carajás a valorização imobiliária chega ser surreal. E o método aplicado para calculo de cobrança de IPTU foi colocado em xeque pelo vereador Valter Diniz, que ‘muito preocupado com a população’ usou a Tribuna para informar a todos os presentes que o município de Canaã vem cobrando IPTU há vários anos sem nunca ter sido discutida uma lei sobre o assunto. E terminou por informar que toda cobrança de IPTU do município foi cobrada indevida, pois nunca houve alíquota, e pior, não tem lei disciplinando a matéria.

Mal o vereador Valter Diniz terminou sua fala, o ex-prefeito, e agora vereador Joseilton RIBITA vociferou esclarecendo que verdadeiramente nunca houve uma lei fixando a alíquota, mas no período em que governou o município, todo dinheiro arrecado com o IPTU foi aplicado pela administração na coleta de lixo, limpeza de ruas e outras melhorias. Informou também que para realizar a cobrança encomendou um estudo e somente depois passou a cobrar o IPTU.

O que mais chamou a atenção é que o Sr. Valter Diniz está no terceiro mandato de vereador, exerceu a presidência da Câmara Municipal até o final do passado e só agora vem dizer que o IPTU está sendo cobrado ilegalmente. Pra piorar o mesmo, o vereador informou que tal projeto sequer foi discutido por alguma das comissões e mesmo assim foi aprovado por unanimidade um aumento de 40%.

Muito tem se falado acerca de vereadores descompromissados com o povo e o pior de tudo sem o mínimo de conhecimento necessário para legislar. Um fato dessa natureza que vai incidir diretamente na vida dos moradores da cidade passou despercebido pela nossa casa de Leis, resta agora o chefe do Poder Executivo fazer alguma coisa, se é que vai fazer, pois a cobrança vai aumentar ainda mais a arrecadação do município, o que é bom para seu governo.

Quem esteve presente na sessão esperava dos vereadores ao menos uma discussão acerca da farra nas licitações divulgadas por este blog, onde o presidente da ACIACA, irmão do vereador Wilson do Líder e primo do prefeito está sendo acusado de direcionar boa parte das licitações, mas nada disso foi falado, ficando somente a cargo do Ministério Público, onde a denúncia foi apresentada. Agora vamos esperar o próximo ano. Estamos mesmo em maus lençóis, mas vamos comemorar, pois o Natal já se aproxima e o Ano Novo também, é hora de confraternizar.

Boas Festas a todos.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Legislativo encerra seus trabalhos sem publico e sem energia

O legislativo de Canaã encerrou ontem os trabalhos com a ultima sessão ordinária do ano, pouquíssimas pessoas foram prestigiar os nobres vereadores. Na verdade o publico concentrou-se nos servidores da casa que foram contemplar a aprovação do reajuste salarial dos servidores da câmara, mas justamente na aprovação dessa matéria acabou a energia elétrica. “Problema antigo de Canaã”, como a Câmara diferentemente de supermercados, hotéis e outros empreendimentos da cidade não possui grupo gerador nem lâmpadas de emergência, a matéria foi votada as escuras mesmo.

Os vereadores que no decorrer do ano apresentaram projetos e indicações que beneficiaram a população, aproveitaram o momento de sua explicação pessoal para ratificar tudo que fez ao longo do ano e agradecer ao poder executivo, e quem apenas recebeu o salário e nada fez de palpável apenas desejou feliz natal, ou nem isso.

Uma fala do vereador Ribita descreve bem o que a população tem visto. “Nunca ouve na historia de Canaã uma Câmara tão unida quanto essa”. Disso a população não tem a menor duvida, a união dessa casa reflete diretamente no dia a dia do cidadão Canaense. Obras sendo feitas sem licitações, licitações que favorecem parentes e amigos, empresas que vão transportar nossas riquezas, mas não contratam a nossa mão de obra sem que ninguém intervenha, secretários indicados por preencherem um único requisito SER PARENTE DE VEREADOR, e por aí vai.



terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Empresa Maguari Transportes encerra atividades no município e Júlio Simões despreza mão de obra local

Instalada desde o ano de 2004, na Vila Planalto - VS 45, a empresa Maguari Transportes que pertence a Família Gueiros, e que sempre foi encarregada de fazer o transporte do minério de cobre da Mina do Sossego até o embarque no Trem de ferro no município de Parauapebas, que em seguida é levado ao Porto de São Luis, Maranhão vai deixar de operar no município.

Depois de perder o contrato de transporte terrestre do cobre explorado na mina do Sossego e Siqueirinho, no município de Canaã dos Carajás, onde atua desde 2004, empregando mão de obra local com 120 funcionários, a empresa Rio Maguari serviços e Transportes Rodoviários Ltda vai encerrar suas atividades em Canaã no final do ano.

A empresa Júlio Simões que ganhou o novo contrato pra fazer o transporte do cobre até o embarque no trem em Parauapebas, já avisou que não vai contratar nenhum funcionário que possui domicilio em Canaã, pois pretende contratar apenas funcionários que apresentam comprovante de residência da cidade de Parauapebas, onde pretende montar sua base de apoio, o que tem gerado um enorme desconforto nos empregados da empresa Maguari que pretendiam continuar no transporte do minério.

Se não bastasse a discriminação com os moradores do município de Canaã, a empresa Júlio Simões fez surgir o cidadão Canaense, com domicilio em Parauapebas tudo por causa do emprego.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Assombração no Patio Shopping Marabá e profecia de um pastor dá o que falar

 Está dando o que falar o boato de que o Pátio Shopping Marabá vai cair no dia 20 deste mês. Certo pastor evangélico teria profetizado que o prédio de seis andares irá ao chão na próxima sexta-feira. Um funcionário da empresa que atua na construção de uma torre de hotel agregada ao shopping passou mal ao saber da notícia e acabou internado. Funcionários de várias lojas daquele empreendimento, inaugurado em maio deste ano, apregoam também a existência de uma mulher de branco que aparece esporadicamente em algumas âncoras e também profetizaria sobre o 20 de dezembro fatídico.
Uma funcionária de uma loja âncora tradicional, de prenome E.S.L. diz que o clima é de temor entre vários colegas dela porque há também pegadas de uma criança descalça que assombram os funcionários. A criança circularia pela loja em horários de pouco movimento e as pegadas são vistas várias vezes por dia. “O pé descalço aparece, principalmente, quando a funcionária da limpeza passa o pano no chão e a marca resplandece”, explica E.S.L. A história já circula com tanta força na cidade que a direção do Shopping Pátio Marabá se viu obrigada a divulgar uma nota assegurando que a estrutura do shopping não apresenta nenhum indício de estremecimento ou rachadura e que foi construída obedecendo às normas de entidades tradicionais de engenharia. (Ze Dudu)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MP pede absolvição da ré sob alegação de legitima defesa

A pedido do Ministério Publico Fabilene da Conceição Silva acusada de matar o ex cunhado Diego Saraiva Costa no dia 13 de Dezembro de 2009 com uma facada no abdômen foi absolvida pelo conselho de sentença.
O julgamento aconteceu na manhã de quarta feira 11, durou cerca de cinco horas e foi bastante tranquilo, com pouco publico acompanhando. A promotora de justiça Dra. Crystina Michico defendeu em meia hora a tese de legitima defesa pedindo a absolvição da ré.
"Art. 25. Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem".
Como consta nos autos que Fabilene desferiu o golpe de faca no intuito de se defender de uma tijolada que a vitima ia desferir contra ela, coube a alegação de legitima defesa.

Dr. Rafael Oliva Caravelos, defensor publico
  No primeiro recesso que aconteceu por volta de 12h 30min logo após a tese defendida pela representante do MP, já estava praticamente anunciada a absolvição da ré. Porém, mesmo com oitenta por cento da causa ganha, o defensor publico Dr. Rafael Oliva Caravelos fez questão de defender sua tese por mais de uma hora.

Por volta das 15h o presidente do tribunal do júri Dr. Lauro Fontes Júnior anunciou a decisão do júri para alegria da ré que emocionada recebeu sua absolvição.
Fabilene se emociona com a decisão do júri

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Mais um caso de agressão doméstica que terminou em morte está sendo julgado em Canaã

Após agredir e perseguir em via publica a ex companheira  Fabiana e suas quatro filhas, Diego Saraiva  Costa foi morto pela ex cunhada Fabilene com a faca em que ameaçava matar Fabiana e sua família.

Depois de serem ouvidas as testemunhas de defesa e acusação, foi a vez da ré Fabilene da Conceição da Silva de dar sua versão dos fatos. Fabilene confessou o crime e disse que a motivação teria sido para se defender de uma tijolada que ele iria desferir contra ela no momento em que conduzia a irmã Fabiana e as quatro filhas para a casa do pai para se defenderem das agressões da vitima Diego.

 Segundo as testemunhas, antes dos fatos que ceifou a vida de Diego uma briga entre Fabiana ex mulher e Diego havia acontecido na casa de Fabiana que ao chegar da casa dos pais onde acontecia uma festa familiar foi surpreendida por Diego que estava no interior de sua residência, fato que não lhe causou surpresa já que segundo ela a vitima sempre estava lhe cercando, lhe perseguindo e que sempre que chegava em casa o encontrava pelos arredores, ou destelhando a casa para entrar.

Após esse primeiro momento, uma discussão entre o ex casal teria iniciado sendo que Diego passou a agredi-la fisicamente, tendo inclusive pegado uma faca na cozinha e ameaçado a ex companheira. Que segundo ela no momento em que estava sendo agredida na área de casa foi avistada pela irmã  Fabilene que estava próxima do local, que aconselhou Diego a ir embora e largar sua irmã, porém a vitima não ouviu e continuou a ameaça-la dizendo ainda que mataria suas filhas. Foi aí que Fabilene teve a ideia de ir para a casa do pai com a irmã e as sobrinhas para se defenderem de Diego, porém no caminho Diego que as seguia tentou golpear Fabilene que pra se defender desferiu contra ele um golpe de faca no tórax.

Após o crime Fabilene tentou fugir, mas foi presa dentro do ônibus em que viajava. Na delegacia a ré confessou o crime, foi presa e transferida para Marabá onde passou um ano e dois meses atrás das grades.

Neste momento após fazer uma explanação sobre a legitima defesa a representante do Ministério Publico pede a absolvição da ré. Depois de um recesso que deve acontecer após a tese da promotora será a vez do defensor público Dr. Rafael de defender sua tese. A previsão é que o julgamento acabe antes das 15h.


Mulher que matou o cunhado vai a júri popular hoje em Canaã

Dr. Lauro Fontes Júnior Juiz de direito vai coordenar o ultimo julgamento do ano

Acontece hoje em Canaã dos Carajás o tribunal do Júri que deve decidir o futuro de Fabilene da Conceição da Silva vulgo Bilica. Ela está sendo acusada da morte de Diego Saraiva Costa.
A acusação será feita pela promotora de justiça Dra. Crystina Michico e a defesa pelo defensor público Rafael Oliva Caravelos.

Relembre o caso:

No dia 13 de Dezembro de 2009 a vitima Diego que estava se separando da irmã de Fabilene e foi até a casa onde morava para buscar seus pertences, porém uma discussão seguida de agressão entre Diego e Fabiana sua ex companheira, foi quando Fabilene para defender sua irmã desferiu vários golpes de faca em Diego que morreu no local.

A ré foi presa em flagrante delito.

Escola Sementinha Feliz realiza show de talentos na praça da bíblia

Encerramento se deu com musicas natalinas
A escola Sementinha Feliz realizou ontem à noite na praça da bíblia o festival de talentos denominado DEU HAPPY que reuniu diversos alunos que apresentaram dança de rua, ballet moderno, jazz, hip hop, country, funk, teatro e pantomimas, música, cosplay’s, apresentações de danças de ritmos folclóricos: axé, carimbó, e dança como capoeira entre outras.


Sob a supervisão da diretora Edna Paula e direção do professor de teatro Bruno Freire o evento que teve 3h de duração encerrou o ano letivo da escola anunciando que as matriculas estão abertas e que será incorporado aula de teatro como disciplina na Escola Sementinha Feliz.

Alunos da escola fizeram diversas apresentações

Edna Paula agradecendo Anuar Alves ex prefeito pela contribuição

Professor Bruno freire com sua aluna fazendo a abertura do evento
Alunos do turno maternal ao 1º ano

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Revista Country Vip realiza prêmio destaque do ano em Xinguara

Roberto da Yamaha recebendo o certificado das mãos de Lorena Bueri

A premiação que ocorreu sábado em Xinguara foi mais uma realização de Fabiano Amaral diretor presidente da Revista Country Vip. Dezenas de empresários foram premiados naquela noite com o prêmio de Destaque do ano 2013. Para a realização do evento Fabiano que trabalha na área da publicidade em Xinguara a mais de dez anos, contou com a ajuda da locutora Genetriz Bueno da Radio União FM e da sua esposa Vânia Borges.

A presença VIP de Rodrigão ex BBB, Lorena Bueri e a Miss Canaã Noelma Carvalho que abrilhantaram o evento foi um diferencial que Fabiano proporcionou aos empresários homenageados que além de buffet e boa musica ainda tiveram o privilégio de conhecer pessoalmente celebridades de nível nacional.

Fabiano está inserido na sociedade Xinguarense promovendo eventos e veículos de comunicação que fomentam a cultura e o lazer na cidade desde o ano 2000, geralmente suas festa são reconhecidas pelo glamour.

FOTOS DO EVENTO: www.pontovips.com.br
Noelma Carvalho e Carol Alves
Vania Borges, Rodrigão, Genetriz Bueno, Noelma Carvalho, Lorena Bueri e Fabiano Amaral

Miss Canaã Noelma Carvalho começa a cumprir agenda de Miss

Celebridades, organizadores e Miss Canaã, posam pra foto oficial do evento
A Miss Canaã 2013 Noelma Carvalho fez sua primeira presença Vip como Miss Canaã no ultimo dia 6 de Novembro durante a gravação do CD do cantor Casa Grande que teve a participação do cantor Santorine, o evento aconteceu no Sambambaia Clube.
Nem mesmo a forte chuva que caiu sobre Canaã na hora do evento atrapalhou que o publico comparecesse para prestigiar e participar da gravação do CD do cantor e empresário de Parauapebas Casa Grande que durante o show convidou ao palco a Miss Canaã e cantou uma musica especialmente pra ela.

No dia seguinte Noelma Carvalho seguiu para Xinguara onde fez presença Vip com duas celebridades, Lorena Bueri assistente de palco de João Cleber RedeTV, e Rodrigão ex BBB. Além de desfilar toda sua beleza para o publico de empresários que estava sendo homenageado naquela noite, Noelma esbanjou simpatia e foi convidada para fazer presença Vip e abertura de desfiles de beleza em outros eventos da região.
Ao reencontrar a amiga de Redenção Carol Alves que foi uma das atrações da noite com sua voz encantadora e seu estilo eclético, Carol também convidou a amiga Noelma para um evento em Redenção dia 21 de Dezembro, onde Carol estará gravando seu primeiro CD.

fotos: www.pontovips.com.br
Agradecimentos: Lady J Canaã dos Carajás, Mailon Abalon cabeleireiro e maquiador, Salão Embeleze de Xinguara, Vida Fashion Xinguara e Versátil Noivas.


Empresário é o principal suspeito de ter matado a própria esposa e jogado o corpo no rio

Encontrado por um pescador boiando nas águas do Rio Pau D’arquinho, o corpo de Cláudeci Alves Leite Rocha (Cláudia), 36, mostrou sinais de que ela pode ter sido assassinada.


 O desaparecimento dela foi anunciado no domingo por familiares e amigos, mas na segunda-feira o próprio marido, o empresário Antônio dos Santos Gomes Rocha, deu entrevista falando do desaparecimento da esposa e inclusive comunicou à Delegacia de Polícia. Uma das linhas de investigação aponta que o próprio marido possa ter dado fim à vida da esposa com quem vivia há 16 anos e teve duas filhas, uma de 9 e outra de 15 anos.

Detalhes dos fatos – Proprietário da Oficina Tony Car, Antônio é um empresário bem conhecido em Redenção. Segundo informações de pessoas próximas, ele teria chegado em casa localizada na Av. Robson Gurjão, no Setor Bela Vista, por volta da meia noite do último sábado. Tony, com é mais conhecido, estaria bêbado e teria se desentendido com a esposa. Houve confusão e, segundo relato de uma pessoa que não quis se identificar, ele teria agredido.
láudia com objeto de ferro e provocado sua morte, em seguida teria colocado o corpo no bagageiro do carro e levado para o local onde o corpo foi encontrado. Até o fechamento dessa edição, o empresário negou tudo, e não se sabe se teria uma outra pessoa envolvida.

No domingo, amigos foram comunicados do desaparecimento da vitima, e na segunda-feira, a oficina foi aberta normalmente. Pessoas que trabalham no local disseram que o galpão da oficina e arredores teria passado por uma lavagem minuciosa, o que leva a crer que possa ter havido a execução no local. O corpo de bombeiro ao resgatar o corpo da vítima disse que não saberia precisar se houve afogamento e que só a pericia poderia informar com precisão, mas disse que havia sinais de pancadas na testa e parte inferior do crânio.
O caso abalou a opinião pública e a família do empresário acionou advogados conceituados. Devido os fortes indícios que apontou para o possível envolvimento do empresário, a polícia o manteve detido durante toda a terça-feira, dia em que o corpo foi encontrado, no intuito de esclarecer o caso. A delegada Viviane é quem está à frente do caso.

Cláudia era uma mulher cujo passado revela uma vida dramática
Segundo pessoas amigas, Cláudia era uma mulher apaixonada pela vida, pelas filhas, a igreja que frequentava e o marido, mas já vinha enfrentando problemas de relacionamento com o esposo nos últimos tempos. Ela tinha uma irmã que sofria esquizofrenia e que no passado teria matado o próprio pai a facadas. A irmã na época foi presa e em seguida cometeu suicídio na cadeia. Cláudia sofreu muito com o assassinato do seu genitor provocado pela própria irmã, mas tentava superar o trauma na dedicação à família. “Ela era uma guerreira, não perdia uma oportunidade de ajudar alguém necessitado”. Disse uma amiga bem próxima. Um dos sonhos profissionais de Claúdia era ser motorista, ela tinha carteira de habilitação com categoria D e dirigia qualquer veículo. Aos 36 anos ela deixou duas filhas e uma história com um final muito triste e intrigante. O sepultamento de Claudia ocorreu na manhã desta quinta-feira. NOSSO JORNAL.  

Curtume de Xinguara acusado de contaminar água do rio Mariazinha

Peixes encontrados mortos no rio pode ter sido por contaminação da água.

Pescadores de Xinguara se depararam com um crime ambiental: mortandade de peixes no Rio Mariazinha, um pequeno rio que passa pela cidade.

Sobre a causa das mortes dos peixes, os pescadores não sabem dizer direito o motivo, mas deduzem que pode ser da água contaminada que é despejada no rio pelo esgoto do curtume da empresa Durli Couros, que vem sendo acusada de deixar vazar dos tanques dela, produtos químicos, ocasionando a morte de peixes, de animais domésticos e até de gado de colonos da região. Diante do crime ambiental que presenciaram, os pescadores resolveram filmar e fotografar tudo.

Tanque principal onde é feito o tratamento da água com resíduos químicos antes de ser jogado no rio.Na manhã de quinta-feira (05/12/13) a reportagem esteve na empresa Durli Couro, onde foi recebida pela gerente Regina Salmão, que designou o gestor ambiental Boniek Xavier Nascimento e o e o gerente de produção Everson Rocha Oliveira, para acompanhar os repórteres durante visita às instalações da empresa.

Os funcionários mostraram como é feito o processo de tratamento do couro, desde a chegada ao curtume até ser beneficiado e ficar pronto para ser usado pela indústria calçadista brasileira e internacional. Eles fizeram questão de dizer que a Durli Couro obedece religiosamente às normas ambientais exigidas pelos órgãos ambientais para esse tipo de indústria. E por último, mostraram os tanques onde é feito o tratamento da água antes dela ser despejada por uma tubulação no rio.

A água desce por um esgoto diretamente no rio

Apesar de toda garantia dada pela Durli Couro, os colonos que moram às margens do Mariazinha, tem versão diferente para essa situação, inclusive, há anos eles denunciam o curtume e os frigoríficos de Xinguara, alegando que são eles os responsáveis pelos crimes ambientais que se sucedem há anos, prejudicando, desta forma, a flora e a fauna, sem que nada seja feito para coibir essa prática.

A própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xinguara, já encaminhou ofícios à Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMA/PA), pedindo providências para as questões ambientais relacionadas ao Rio Mariazinha. Pelo menos dois relatórios já foram enviados para a SEMA em Belém, um em 2009 e outro em Novembro de 2013, relatando as ocorrências e pedindo providências para o caso.

Redenção: Professor de academia é assassinado a tiros

O professor de academia Fábio Xavier, que trabalhava em várias academias de Redenção, foi assassinado na tarde deste sábado (7), com vários tiros de pistola.

Segundo as primeiras informações Fábio estava com amigos num bar no setor Entroncamento, quando um homem se aproximou a pé e disparou vários tiros no professor que morreu na hora.

Xavier, que além de professor de academia era também o fisicultor de Marinho Rocha, e recentemente estava em Belém. Nos próximos dias Fábio iria para São Paulo já para iniciar os trabalhos para mais uma luta de Marinho Rocha.

A polícia ainda não informou qual linha de investigação irá seguir. (Otávio Araújo)

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Aplaudida de pé a sentença do júri que absolveu os réus, dividiu a opinião publica



Após 14h de julgamento o júri decidiu pela absolvição de Eliane Maria Rosa e Givaldo de Sá Sousa pela participação na morte de Neto do despachante que ocorreu em 02
de Março de 2012.

É bem verdade que o julgamento foi muito comovente, marcado por muitas lágrimas que foram derramadas por testemunhas envolvidas diretamante no caso, até as testemunhas de acusação beneficiaram a defesa com as resposta que deram aos questionamentos feitos pelo Trio de criminalista contratados para defender  a ré, principalmente quando eram interrogados a respeito das agressões e ameaças que Eliane sofria por Neto, mesmo os que não presenciaram os fatos afirmaram que sabiam dos ocorridos.

Embora a representante do ministério público tenha feito uma brilhante acusação baseada no direito a vida, reiterando que se Eliane tivesse buscado a justiça para denunciar Neto, talvez ele não tivesse sido morto.

O ápice do julgamento sem dúvida alguma foi o depoimento da filha do casal que falou em favor da mãe, relatando situações vivenciadas por ela desde criança, agressões, abusos sexuais e tentativa de homicídio. Tudo  foi contado regado com muitas lágrimas por parte da jovem de 18 anos que afirmou que o pai sempre foi machista e nunca a aceitou por ela ser mulher. "Quando eu nasci ele nem quis me pegar no colo por que eu era mulher, sempre foi agressivo comigo e com minha mãe". Relatou a jovem que encerrou seu depoimento dizendo que diante tudo o que o pai fez, não sente saudade do dele
.

Embora tenha justificado os motivos pelos quais Eliane teria mandato matar Neto, inclusive em seu depoimento quando ela afirma que se não fosse ela no banco dos réus poderia ser ele, a opinião publica na cidade se dividiu. Algumas pessoas inclusive usaram suas paginas nas redes sociais para tecer criticas a decisão do júri, dizendo que os valores estão invertidos e que justiça agora pode ser feita com as próprias mãos.
Nas ruas as pessoas que se manifestaram contraria a decisão do júri chamou de retrocesso a absolvição dos réus, reiterando a fala da promotoria que Eliane sequer tem uma queixa registrada contra Neto.

Mas para a maioria das pessoas que acompanhou o julgamento a absolvição dos réus foi festejada, prova disso foram as palmas quando a sentença foi anunciada, pessoas saíram dos seus assentos e foram cumprimentar a professora sem se importar com a presença da imprensa que fazia a cobertura do julgamento. Muitas lágrimas de emoção foram derramadas por colegas da ré e amigos que aguardavam ansiosos o desfeche do caso. Mais tarde matéria completa sobre o julgamento.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Termina a instrução do processo de Eliane e Givaldo


Terminada a parte de instrução do processo que deve condenar ou absolver Eliane Maria Rosa de Souza e Givaldo Sá. Foram ouvidas sete testemunhas, entre elas a filha do casal que era a testemunha mais esperada do julgamento, a jovem de 18 anos foi enfática em relatar os fatos vivenciados por ela desde que era criança. “Desde que me entendo por gente vi meu pai bater na minha mãe e soube dos abusos sexuais que ela sofria. Meu pai mesmo depois de separado chegava à casa que morávamos e tirava a roupa e dizia que se eu não quisesse vê-lo fazendo sexo com minha mãe que saísse”. Relatou a jovem aos prantos. Interrogada se sentia saudade do pai, a resposta foi não. “Diante tudo que ele fez com minha mãe, não, eu não sinto saudade dele”. Confessou.

Logo após ouvir as testemunhas foi à vez de Eliane contar o que houve naquele dia, sem negar sua participação no fato Eliane contou os motivos que a levou a financiar o crime que segundo ela foi ideia de seu namorado Givaldo.
Eliane relatou que além de ser agredida fisicamente pelo ex-marido ela também sofria constantemente abusos sexuais, porém foi após um episódio que ocorreu no dia 16 de janeiro de 2012 que ocorreu a oportunidade de “resolver” o problema. Eliane contou com riqueza de detalhes como aconteceu o suposto estupro que foi o estopim da história. Segundo ela após ter sofrido esse estupro em janeiro, ela relatou o fato a seu namorado Givaldo que revoltado com a situação propôs mandar matar Neto, sob a alegação de que não era coisa pra homem aguentar o que estava acontecendo. Partindo desse principio Givaldo teria voltado a Tucumã cidade onde residia e conseguido informações sobre Antônio Juquira a pessoa contratada para executar o crime, o valor combinado foi 15 mil reais que foram pagos antes mesmo da execução do serviço.

Na fala da promotora ela enfatizou que os réus apesar de justificarem os motivos pelos quais executaram Neto, nenhuma das penas que os réus irão pegar será pena de morte, pena a qual Neto foi condenado por Eliane e Givaldo. Disse também a cerca do tempo em que se passou enquanto o crime era arquitetado, mostrando que houve tempo de se arrepender.

Falou também do fato da ré ser uma pessoa esclarecida. Dizer que foi a delegacia, mas não foi atendida foi questionada pela promotora, dizendo ainda que a ré poderia ter procurado o MP, mas não o fez. Em relação ao tempo que viveu nessa situação de agressões, a promotora disse que não justifica ela ter se submetido ao que ela relata por tanto tempo, uma vez que ela não dependia de Neto financeiramente.

Segundo relatou a representante do Ministério Publico três versões já foram apresentadas pelos réus, a primeira dada na delegacia dava conta de que o crime havia sido encomendado por que Neto havia ameaçado os réus. Em audiência com Juiz a justificativa foi que ao estarem saindo da cidade Neto havia apontado a arma para Givaldo e Juquira que revidaram com 4 tiros, e a terceira contada hoje, que o fato se deu por causa do suposto estupro dia 16 de Janeiro

Dr. Arnaldo, Dr. Cleuber e Dr. Wanderley advogados de defesa
Porem com um trio de advogados selecionados entre os melhores criminalistas da região que foi contratado pela ré Eliane a fim de fazer sua defesa, advogados experientes de Marabá, Dr. Wanderley e Dr. Arnaldo júnior juntamente com Dr. Cleuber Mendes de Canaã, fizeram a defesa da ré baseada em direito de se defender. Sem acometer em momento algum a legitima defesa.

Vídeos de reportagens do fantástico e da TV bandeirantes foram exibidos no plenário que mostraram a fragilidade da lei Maria da Penha, e também da aplicação das leis no país, casos como de vitimas que foram assassinadas com mandados de segurança expedidos por Juízes no bolso. Mostraram também os índices dos crimes contra a mulher que são cometidos no Brasil e usaram o próprio caso de Maria da Penha que lutou 19 anos para a condenação do marido que a deixou paraplégica e que hoje encontra-se em liberdade.
Os advogados de defesa também tentaram sensibilizar o júri relembrando os depoimentos das testemunhas tanto de defesa quanto de acusação que falaram sobre o comportamento de Neto para com Eliane.

Neste momento os jurados estão na sala secreta votando pela condenação ou absolvição dos réus, qualquer momento sai o resultado.




Acontece agora o Julgamento de Eliane Maria Rosa, acusada de mandar matar Neto do DMTC




Acontece neste momento na câmara municipal de Canaã dos Carajás o julgamento de Eliane Maria Rosa, ela é acusada de mandar matar o ex marido Severino Constantino de Souza Neto, ele era diretor do Departamento de Transito de Canaã e era conhecido também como Neto do despachante.

O julgamento marcado para iniciar as 9h atrasou devido a falta de uma testemunha, onde o juiz Dr. Lauro Fontes Junior determinou a condução coercitiva da mesma o que atrasou por mais de uma hora o inicio dos trabalhos.

Em frente a Câmara municipal faixas com pedidos de justiça foram afixadas, a família da vitima também compareceu para  assistir o primeiro caso de Tribunal do júri de um crime passional em Canaã onde vitimou o filho de dona Nilda Costa Souza “Quero apenas que justiça seja feita”. Disse ela.

Dos vinte e um jurados sorteados para estarem hoje no júri apenas 21 participaram do sorteio que escolheu sete para compor a mesa dos jurados, que conta com cinco homens e duas mulheres.


Relembre o caso.

O assassinato de Neto aconteceu no dia 02 de março de 2012 na Avenida Weine Cavalcante próximo ao departamento de transito onde a vitima era diretor. O fato teve muita repercussão na época pelo fato de a acusada ser ex-mulher da vitima e ter ido ao velório e chorado sobre o corpo.

O assassino Antônio Juquira foi capturado pela policia de Agua Azul do Norte próximo a localidade conhecida como Casa Branca na PA 279, quando retornavam para sua cidade de origem Tucumã, juntamente com Givaldo Sá Solto que ao serem pegos o assassino e seu comparsa confessaram o crime e entregou Eliane, como sendo a mandante do crime. Antônio Juquira está foragido do presidio de Marabá onde cumpria pena, por isso será julgado noutro momento. O advogado de Givaldo pediu suspensão de sua defesa, portanto o réu também não será julgado hoje.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cícero Gomes Feitosa é preso em Canaã por estupro e roubo


Dono de uma extensa ficha policial Cícero Gomes Feitosa 42 anos, está de novo atrás das grades, desta vez o elemento foi preso em Canaã dos Carajás e mais uma vez acusado de estupro e roubo.
Segundo informou o delegado de policia Dr. Paulo Mascarenhas o fato ocorreu por volta das 20h de quinta feira, a vitima que não terá sua identidade revelada afirmou que estava em frente sua casa ligando para o marido quando foi abordada por Cícero que sob ameaça de uma arma branca a levou para uma construção próximo a sua residência onde a violentou sexualmente e roubou seu aparelho celular SAMSUNG GALAXY NOTE II cor chumbo e capa azul.

Canivete usado por Cícero para render a vitima
A policia Militar sob o comando do major Aquino ao ser informada do fato através do celular de plantão da policia, empreendeu diligencia com intuito de capturar o meliante, porém foi no dia seguinte por volta de 9h da manhã que uma denuncia anonima dava noticia de um homem em via publica querendo vender um celular com as características acima descritas, imediatamente a PM foi até o local, mas Cícero já havia saído, sendo encontrado minutos depois próximo a casa da vitima em posse do aparelho. "Quero agradecer e ratificar a importância da população neste caso,  que ligou denunciando e através desta denuncia conseguimos chegar ao meliante". Disse Major Aquino que espera que com a divulgação do caso e da imagem do estuprador outras vitimas o reconheçam e compareçam a delegacia, pois os casos registrados até o momento são de fatos ocorridos após o inicio de maio de 2013 e Cícero já reside em Canaã desde Novembro de 2012.

Delegado Paulo Mascarenhas e Major Aquino
Em entrevista a imprensa Cícero não negou as acusações, porem disse ter sido a primeira vez que cometeu esse crime e que só o fez em virtude do álcool que havia ingerido, mas segundo informou o delegado Dr. Paulo Mascarenhas com menos de 24h de sua prisão o meliante já foi reconhecido por seis vitimas, e sua ficha policial já foi levantada. "Trata-se de um elemento perverso, no qual rouba e agride suas vitimas além de violenta-las sexualmente, foi preso em Xinguara acusado de estuprar seis mulheres e roubar uma moto, cumpriu pena em Redenção e assim que saiu contratou um pistoleiro para matar uma jornalista que divulgou seu caso, ou seja é um elemento de alta periculosidade que agora está fora das ruas". relatou o delegado que pediu a transferência do preso para o presidio de Marabá.


Relembre os casos:

Segunda-feira 21 de março de 2011 por volta das 6h, Cícero Gomes Feitosa, 40 anos, casado, pedreiro, residente no setor Selecta, em Xinguara, acusado de cometer vários estupros foi preso. Cícero usava uma arma com a qual obrigava sua vítimas a subirem na garupa de sua moto e as levava para lugar ermo onde estuprava e ainda filmava toda ação a que submetia suas vítimas.

População foi pra porta da delegacia e queria linchar o estuprador em Xinguara
 Neste caso em Xinguara o numero de vitimas que registraram contra Cícero foi o mesmo de Canaã, sendo que três o denunciaram por estupro e outras três por tentativa.
Assim que a notícia se espalhou dando conta da prisão do acusado, a frente do prédio da Delegacia de Polícia de Xinguara, ficou cercada pela multidão que gritava “Solta ele”, “Solta esse bandido”, “Entrega ele pra nós”.

 Em Xinguara Cícero respondeu por estupro, lesão corporal, sequestro e roubo. Ele já esteve preso outras vezes, por porte ilegal de arma de fogo, furto e ameaça a vizinho.

Apesar de ter sido indiciado por tantos crimes no ano seguinte Cícero já estava em liberdade, no dia 23/11 a jornalista da TV Record Xinguara procurou a delegacia de policia de Xinguara onde registrou um boletim de ocorrência denunciando que estava sendo ameaçada de morte. Que no dia 17 de Novembro de 2012, ela teria sido procurada por um homem de pré nome João Pedro o qual lhe informou que havia sido contratado pelo ex detento Cícero Gomes Feitosa para mata-la, o valor combinado foi 2 mil reais pelo serviço que só não foi concretizado por que quando João Pedro chegou a casa da repórter reconheceu seus pais, como sendo amigos de longa data, o que o fez desistir da empreitada.

Na virada do ano 2012 para 2013 Cícero que já residia em Canaã foi até a cidade vizinha Xinguara cometer outro delito, dessa vez foi flagrado pela câmera de segurança de uma loja no momento em que tentava arrombar a porta da frente, desde então o elemento não foi mais visto por lá.






 
Design by Gusttavo Nascimento | CanaãHost "O SENHOR é o Meu Pastor e Nada Me Faltará" (Salmo 23:1)
|