Seja bem-vindo ao Blog Da Léia Cardoso. Hoje é

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tudo pronto para o Carnaval em Canaã

O Carnaval de Canaã dos Carajás promete ser um dos melhores da região, em matéria de organização, não está deixando a desejar em nada. Com uma programação pra lá de animada os carnavalescos poderão brincar, comer e beber com segurança, é o que diz um dos integrantes da comissão organizadora do Carnaval 2014, Furika Durães.

Em reunião que ocorreu na tarde de ontem na Fundação de Cultura Esporte e Lazer (FUNCEL) ficou definido os últimos detalhes para o Carnaval 2014. "Antes de pensar no glamour do evento, pensamos em garantir a segurança para os foliões, Carnaval bom é Carnaval seguro". Declarou Furika que tem acompanhado de perto todos os detalhes da programação. Com vasta experiência em realizar festa Carnavalesca, sendo inclusive pioneiro na realização do Carnaval de Tucuruí, hoje referencia no Pará, Furika garante que usará todo seu conhecimento em prol do Carnaval Canaense.

Um posto da policia militar será montado na praça, próximo ao ponto de moto táxi, dez policiais e trinta e cinco seguranças particulares farão a segurança do evento que este ano deve reunir cerca de cinco mil pessoas por noite. Ainda pensando na segurança de quem deseja prestigiar o evento, alguns cuidados serão tomados; Em reunião na manhã de ontem com os ambulantes foi acordado que bebidas vendidas em garrafa de vidro, serão entregues aos usuários em copos descartáveis, a prefeitura inclusive estará disponibilizando a entrega desses copos no tamanho "G" para os foliões beberem com segurança, a venda do espetinho também terá suas restrições, o ambulante deverá entregar a carne no prato descartável ao cliente e o espeto que facilmente poderia ser usado para ferir alguém , será jogado no lixo.
E pra quem beber demais e ficar com os ânimos exaltados, será recolhido temporariamente para a base da policia militar no Carnaval.

A secretaria de Saúde, como em todos os anos, vai montar uma tenda com distribuição de preservativos e fará orientação sobre doenças sexualmente transmissiveis.
A ornamentação de Carnaval está sendo confeccionada no galpão e quinta feira a praça será ornamentada, e também será feita a entrega de abadás aos blocos, que se comprometeram em vende-los a preço acessível e parte do pagamento deve ser feito em alimentos que será destinado a secretaria de ação social, que deve distribuir a quem realmente precisa.

Sexta feira tem o esquenta na praça da Avenida Weine Cavalcante onde irá ocorrer toda a programação de Carnaval, com a presença do trio Magia de Tucuruí, que estará presente todas as noites.

Segue a programação:

28/02 (Sexta) Esquenta com Trio Magia, Praça da 

Weyne 19h.

01/03 (Sábado) Abertura oficial 

Praça da Weyne Cavalcante 19h.

Desfile da Escola de Samba do Bairro Novo Brasil,

Após, abertura Jamerson Santos e Levada do 

Arrocha, 21h Banda Kilevada

(com arrastão com os blocos)

Percurso do arrastão: Saída da Av. Weyne,

 Travessa Teotônio Vilela, com retorno na rotatória 

do Sup. Barretos.


02/03 (Domingo) Concentração com Trio Magia 19h,

Banda Bicho Potó, 21h30m

Banda Mizerê (com arrastão com os foliões)

Percurso do arrastão: Saída da Av. Weyne, Travessa Teotônio Vilela, com retorno na rotatória do Sup. 

Barretos, 23h30min.


03/03 (Segunda) Concentração com Trio Magia, 19h

Jamerson Santos e Levada do Arrocha, 21h

Banda Lamazon, (com arrastão com os foliões)

Percurso do arrastão: Saída da Av. Weyne, Travessa Teotônio Vilela, com retorno na rotatória do Sup. 

Barretos, 23h30min.


04/03 (Terça) Concentração com Trio Magia 19h

Banda Forrozão Chocolate, 21h

Gasparzinho e Banda (com arrastão com os foliões)

Percurso do arrastão: Saída da Av. Weyne as 23h30min, Travessa Teotônio Vilela, com retorno 

na rotatória do Sup. Barretos.


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Redenção/ Assaltante foi morto a tiros por dono de comércio

A vida de crimes de Elisvaldo Galvão dos Anjos, 29 anos, findou na manhã do último domingo (23), depois que ele foi atingido com um tiro de cartucheira calibre 16 nas costas em plena via pública de Redenção. O crime ocorreu na avenida Frei Gil de Vilanova no setor Bela Vista, após o elemento e um comparsa praticarem um assalto a um estabelecimento comercial localizado as proximidades de onde ocorreu o crime.
Segundo a polícia, o tiro que matou o assaltante pode ter sido disparado por um vizinho ou transeunte que viu quando os bandidos saiam do comércio com a arma na mão e tentavam fugir cada um em uma  moto.

 O único disparo atingiu as costas e a cabeça do assaltante que caiu quando tentava funcionar a motocicleta  que também foi atingida por caroços de chumbo.
Informações: Dinho Santos/Otavio Araújo

Ocupação do Motocross completa dois anos

Com um belo café da manhã e um culto evangélico à noite com sorteio de vários brindes para os moradores, assim foi marcado o segundo aniversário do Bairro Santa Vitória.
Sob a coordenação do morador Magno Cesar Silva, um dos coordenadores da Invasão do Motocross, o agora bairro Santa Vitória festejou na noite do último domingo o segundo aniversário.

Na festa, Magno apresentou aos moradores do bairro um vídeo com toda a trajetória da invasão, desde o marco inicial da ocupação quando o município vinha sofrendo a falta de comando do poder executivo, com o afastamento do ex-prefeito Anuar Alves pela Justiça, sob a acusação de inúmeras irregularidades na licitação de asfalto e a tumultuada passagem do ex-vice prefeito Dr. Itamar no comando da Prefeitura.

O vídeo mostra o dia decisivo em que os invasores lotaram uma sessão na Câmara Municipal para exigir dos vereadores uma solução para o problema da falta de moradia no município.
Passados dois anos de todo o sofrimento da invasão, os moradores puderam comemorar e acreditam que dali nunca mais vão sair. Aos poucos o bairro Santa Vitória vai tomando forma de área habitacional.

Magno acredita que ainda este ano a REDE CELPA vai regularizar a situação da energia no bairro, haja vista que já fincou os primeiros postes de implantação da rede elétrica. No total foram distribuídos 474 lotes, e como existem lotes que foram divididos, acredita-se que mais de 500 lotes foram distribuídos. Os moradores agora reivindicam dos vereadores um projeto de lei que regularize a situação da ocupação.

Um morador da área que não quis se identificar, que participou da invasão e agora pode festejar o segundo aniversário do bairro, relatou que ali antes era uma área de matagal com uma pista subutilizada por motoqueiros, que estava sendo negociada pelo filho do ex-gestor como se fosse uma área particular e, que agora é moradia de mais de quinhentas famílias e por tudo isso é motivo de comemoração.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Rebelião na Delegacia de Canaã

Por volta de 5h da madrugada de hoje os detentos iniciaram uma rebelião na carceragem da Delegacia de Canaã dos Carajás, a superlotação, além de comida de má qualidade, eles também reclamam do mal cheiro dentro das celas. As condições sub humanas as quais os presos são submetidos foram segundo eles o motivo para se rebelarem.
Ameaçando incendiar tudo e matar um dos presidiários, os detentos exigiram a presença da representante do Ministério Público (MP), e da imprensa para que pudessem ter suas solicitações registradas e cobradas pela sociedade.

Como a representante do MP não se encontra no município, as reivindicações foram feitas para o Major Aquino e um representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e na presença da equipe de reportagem da TV Serra Sul, Record Local.

Mulher é morta asfixiada: ex companheiro é o principal suspeito

O a delegado de Polícia Civil de Redenção Marcus Vinicius Camargo, encaminhou na tarde de sábado o pedido de prisão preventiva de Arley Marinho Luz, 31 anos, apontado como principal suspeito da morte da escrituraria, Thays Morete Machado Xavier, 26 anos que foi morta por asfixia na manhã do último sábado (15), na residência dela no setor Morada da Paz.

Segundo o laudo médico expedido por peritos do Instituto Medico Legal-IML de Marabá, a jovem que trabalhava no Hospital Santa Mônica, foi asfixiada com um travesseiro. 

Suicídio?

Segundo o depoimento do suspeito na delegacia de Polícia Civil, a ex-companheira,  teria cometido suicídio, amarrando uma corda na viga de concreto no banheiro e cabo da sua existência.  Essa história ele contou também para os familiares da vítima e para os médicos do hospital onde a jovem fora levada. No depoimento o acusado disse que ao ver a companheira pendurada, ele correu e cortou a corda que estava no pescoço da vítima e a deitou em um colchão que estava estendido na sala.

Acusado
Não convenceu: a conversa não convenceu os  familiares de Thays e nem os médicos, pois não havia marcas de corda no pescoço da vítima. Deste momento em diante Arley, que estava na cidade de Palmas fazendo um curso de segurança e que chegara no dia do crime passou a ser o principal suspeito, e recebeu voz de prisão do delegado Marcus Vinicius Camargo, após procurar a delegacia para relatar o fato. Rompimento: de acordo com informações de familiares e amigos da vítima, ela havia rompido o relacionamento com o companheiro há pouco tempo. Motivo pelo qual o mesmo resolveu tirar a vida da ex-companheira de forma cruel e violenta, pois o mesmo não aceitava a separação.

por Dinho Santos-Redenção

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Dia de azar: Mais uma vitima das lombadas em Canaã

Por volta das 20h de sábado (15) um acidente aconteceu na Avenida Weine Cavalcante saída para Xinguara, um rapaz que supostamente chama-se Jhonata (informação não confirmada) que trafegava sentido centro da cidade, em uma CG FAN preta, placa OFO 8521 de São Félix do Xingú, caiu em uma lombada construída em Canaã. Embora haja uma placa refletiva em cima da lombada sinalizando-a, a lombada em si não tem nenhuma pintura e a lâmpada do poste está queimada, dificultando ainda mais a vida de quem chega em Canaã e não conhece a via.

O rapaz que estava sem capacete, gemia de dor e reclamava das fotos que estavam sendo tiradas por populares  que passavam pelo local, naturalmente nervoso, pois a falta do capacete havia causado em si escoriações na cabeça que estavam lhe causando profunda dor, o jovem foi orientado pelos mesmos populares que registravam tudo, a não se mexer até a chegada da ambulância que já havia sido acionada.

Mas o que aquele rapaz não sabia, era que hoje definitivamente não era seu dia de sorte, o "técnico de enfermagem", não conseguiu colocar o colar cervical na vitima que estava de bruços, vale lembrar que o colar cervical é um dispositivo médico que serve para imobilizar a medula espinhal e suportar a cabeça do paciente.

Depois de muito tentar o "técnico" desistiu e  Jhonata acabou sendo levado para o hospital sem o acessório necessário, o que causou profunda revolta em quem presenciou tudo, fazendo chegar até esse blog as fotos e informações. Tentamos fazer contato com o hospital municipal pra saber se o paciente havia chegado bem, e confirmar o nome dele, porém o celular disponibilizado para atendimento só dava caixa postal, e o telefone fixo, ninguém atendeu.
Socorrista tentando colocar Colar Cervical na vítima

A vitima teve escoriações na cabeça

Moto sendo removida do local

A lâmpada do poste estava apagada

Placas refletivas em cima do quebra molas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sessão ordinária pode ter causado um certo desconforto ao gestor municipal

Durante a realização da sessão ordinária desta quarta feira (12) os Vereadores criticaram as obras de sinalização de trânsito feitas em Canaã, principalmente as lombadas.  As críticas foram feitas na presença do prefeito Jeová Andrade e o secretário de obras Zito Augusto,  que compareceram à sessão e ficaram desconfortáveis com as verdades que foram ditas.
Em meio a crise que se instalou no seu primeiro ano de governo e que ainda não foi superada, e agora com agravo da falta de planejamento na implantação das lombadas que foram espalhadas de maneira irresponsável pela cidade, e que estão gerando inúmeros acidentes, o prefeito Jeová tentou justificar o injustificável, numa clara demonstração de despreparo, disse que a empresa que fará as devidas sinalizações já encontra-se no município. Como se o mais leigo dos cidadãos não soubesse que primeiro sinaliza, depois faz.
 O presidente da Câmara Ailson da White (PSC) não permaneceu na sessão por problemas de saúde, deixando o comando da casa nas mãos de Wilson do líder (PMDB), aquele mesmo, primo do prefeito, citado aqui algumas vezes.


De acordo com o vereador Walter Diniz (PMDB), as lombadas ficaram da altura do nariz do secretário de obras Zito Augusto que calado estava, calado ficou. O vereador Junior Garra (PR)que uma hora morde, outra hora assopra, também criticou a sinalização, especificamente a tinta utilizada para pintar as faixas de pedestre, embora no contrato tenha sido especificado que a tinta deveria ser refletiva e de boa qualidade, Junior denunciou dizendo que se assim fosse o farol do seu carro estava queimado, e disse ainda que as faixas mal foram pintadas e já está sumindo, o que prova que a tinta é de má qualidade.

Com a Câmara lotada os vereadores aproveitaram para ser notados e fizeram discursos parecidos, onde pediram providencias do poder executivo em relação ao trânsito, que só neste último final de semana registrou quatorze acidentes.

Foto: Canaã anúncios

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Caminhão deixa cair parte da carga na Avenida Weine Cavalcante

Parte da carga de um caminhão caiu por volta das 20h e 30min desta terça feira (11) na movimentada Avenida Weine Cavalcante em Canaã dos Carajás. Segundo o motorista do caminhão José Carlos, 68 anos, o bitrem saiu de Parauapebas e o destino era Canaã, onde a carga de bloco de concreto seria descarregada na construção de um homem chamado Adriano.

O motorista que estava trafegando sentido Parauapebas, tentou fazer um retorno proibido e acabou perdendo parte da carga na Avenida. Com uma das pistas interditadas o trânsito na Weine Cavalcante ficou bastante lento, os agentes de trânsito do DMTC foram os primeiros a chegar ao local e desviaram o trânsito enquanto o motorista com a ajuda de populares tirou o caminhão da pista. Porém a carga ficou impedindo o trânsito de quem trafega sentido Parauapebas Canaã. Agora é aguardar que o "entulho" seja tirado da pista.
Ninguém se machucou.

 




José Carlos, motorista do bitrem

Agentes do DETRAN que cometeram infração em Canaã serão penalizados

Repercutiu sobre maneira nas redes sociais a foto do veículo do DETRAN cometendo infração de transito em Canaã dos Carajás, dezenas de pessoas compartilharam as imagens postadas por cidadãos revoltados com a atitude dos agentes que estavam realizando operação de trânsito na cidade.
A foto divulgada no facebook mostra o veiculo do DETRAN estacionado na faixa de pedestre, o que só poderia ocorrer segundo a LEI Nº 9.503- CTB, artigo 29, VII. Se os agentes estivessem em serviço de urgência e devidamente identificados com dispositivos regulamentares de alarmes sonoro e iluminação vermelha intermitente, porém segundo o depoimento dos internautas, os mesmos teriam deixado o carro sobre a faixa enquanto foram ao supermercado fazer compras.

Fernando Ponte, diretor do DETRAN em Canaã
Em resposta as duras criticas que o órgão vem recebendo em Canaã dos Carajás, o diretor do DETRAN Fernando Ponte disse que tomou conhecimento do fato pelas redes sociais, e que imediatamente enviou as fotos para Belém, onde deve ocorrer sanção administrativa, depois de apurar quem eram os agentes que estavam de serviço naquele dia e qual deles era o responsável pelo veículo. "E com certeza eles serão identificados e punidos". Disse ele.

Fernando garante que a foto divulgada nas redes sociais é de uma equipe de Marabá que esteve no município realizando operação no mês de Dezembro, e que não entende por que só agora divulgaram a imagem. "Em todo caso quero deixar claro que esse fato não ocorreu nessa ultima operação, onde os agentes que estavam na cidade eram de Parauapebas e Belém, e a lei é a mesma para todos, assim que soube tratei de tomar as providencias para que isso não volte a acontecer. Ratificou.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Redenção: Jovem aliciado por falso olheiro de futebol reencontra família

Adolescente foi levado da cidade de Redenção há um ano. Após fugir do aliciador, jovem teria procurado ajuda da polícia.

Um adolescente que estava há um ano desaparecido, após ser aliciado por um falso olheiro de futebol, reencontrou a mãe no último domingo (9), na casa da família, em Redenção.

O jovem foi levado do município em fevereiro de 2013. João treinava em um campo de futebol com alguns amigos e foi visto pela primeira vez por Marcilon Lobo, homem que se dizia olheiro do Paysandu. Lobo insistiu com a família do adolescente e convenceu a mãe do garoto a deixá-lo ir para Belém, onde supostamente faria um teste para entrar no time, o que nunca ocorreu.

“Eu criei expectativa de que eu estava assinando vários contratos. Ele me ameaçava, falava que ia atrás de mim se eu fosse embora”, conta o adolescente.

Marcilon Lobo já tem passagem pela polícia por estelionato e está foragido. No final do mês de janeiro, o jovem teria conseguido fugir do Maranhão, onde estava sendo mantido, e procurou ajuda na delegacia de Castanhal. O adolescente ficou 13 dias em um abrigo na capital paraense. “Agora eu vou recomeçar, retomar minha vida como era antes”, prevê. O avô do jovem veio até o abrigo no último fim de semana, em Belém, para encontrá-lo e entregá-lo à mãe, que o aguardava com ansiedade.

Adriana Cruz, mãe de João, preparou a casa para recebê-lo: arrumou o quarto do filho e preparou a comida preferida dele, pamonhas. Na chegada, um abraço pôs fim à espera de um ano. “Agora é só alegria, seguir a vida para frente e recomeçar. Vou colocar ele para estudar e praticar o esporte dele, que é o que ele mais gosta”, disse Adriana. (G1/PA)

Acidente deixa uma vitima fatal e nove feridos em Canaã.

Nas primeiras horas da manhã de hoje um acidente ocorreu na estrada do S11D a 6km de Canaã,  envolvendo um saveiro de cor prata, ano 2013, placa de Redenção.
Segundo informações levantadas no local, um total de dez pessoas estavam no saveiro vindo de um banho, quando o motorista perdeu o controle do carro e capotou na estrada. 
Partes de pele e roupa de passageiros que provavelmente estavam na caçamba ficaram no asfalto. A marca de frenagem é de aproximadamente trinta metros na contra mão. 
Uma pessoa morreu na hora, outra está gravemente ferida. Mais vítimas foram encaminhadas para o hospital, mas não se sabe oficialmente quantas são, nem o estado de saúde de cada uma, quanto ao motorista do veículo, não há informações. 
Este blog já solicitou as informações do hospital municipal e aguarda retorno.

Delegado Paulo Mascarenhas fala sobre o acidente
ultima atualização 11h

Hoje pela manhã o delegado de policia Dr. Paulo Mascarenhas concedeu entrevista exclusiva a esse blog onde falou com riqueza de detalhes sobre o acidente que ocorreu ontem por volta de 7h da manhã que vitimou fatalmente a jovem de 16 anos de iniciais M.S.S que residia no bairro Novo Brasil II, onde o corpo está sendo velado. Quanto a vitima hospitalizada no hospital 5 de Outubro em estado grave, que até ontem as 16h ainda não havia sido identificada,  o delegado informou que a família já foi localizada.

O Acidente.

Pertences das vitimas ficaram espalhados pelo asfalto
Segundo informou Dr. Paulo Mascarenhas baseado no depoimento de uma das testemunhas e vitima do acidente que não terá sua identidade revelada, o motorista do Saveiro, Francisco Lima de Souza, 23 anos havia ingerido bebida alcoólica na companhia de todos os ocupantes do carro, depois de saírem do Rio Parauapebas onde os jovens haviam ido passar a madrugada Francisco passou a dirigir em zig zag com destino a Canaã, a testemunha que estava na cabine não sofreu escoriações graves, porém afirmou não se lembrar de muitos detalhes, mas que se recorda de ver a menor sem vida e outras pessoas feridas inclusive o motorista que segundo ele teve a clavícula quebrada.

O motorista Francisco Lima de Souza fugiu do local do acidente e até o fechamento dessa matéria ainda não havia se apresentado na delegacia de policia.

Atualizado em 11/02/2014 ás 17h

O repórter cinematográfico Cristiano Corrêa da TV Record Canaã conseguiu com exclusividade fotografar seis das vitimas recebendo atendimento no Hospital Municipal Daniel Gonçalves. Porém o nome das vitimas e o estado de saúde de cada uma ainda não foi divulgado.




quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ex-colunista Cleber Gonçalves é preso acusado de estupro de vulnerável

Cumprindo um mandado de prisão preventiva solicitado pela delegada Gláucia Cristo e acatado pelo Juiz Haroldo da Fonseca, uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Redenção prendeu na tarde da última segunda-feira (03), o ex-colunista social Cleber Gonçalves, acusado de estupro de vulnerável com uma menina de apenas oito anos de idade.

O caso vinha sendo investigado de forma sigilosa pela delegada Gláucia Cristo que após colher o depoimento da criança solicitou a prisão preventiva do acusado o que foi atendida pela justiça de Redenção.
De acordo com a delegada, Cleber, que também já trabalhou como agente penitenciário no Centro de Recuperação de Redenção (CRR) teria praticado atos libidinosos com a criança, depois de tê-la atraído com dinheiro e presentes. A criança reside no conjunto de casas de aluguel que pertence à família de Cleber, fruto da herança deixada pelo pai, o advogado Vander Gonçalves, que foi assassinado na Avenida Brasil em um crime passional.

Cleber teria passado a mão nas partes íntimas da criança e também obrigou a criança a tocar no membro sexual dele. Ainda de acordo com a delegada Gláucia, a criança contou com riquezas de detalhes tudo o que o acusado fez nela. A criança repetiu tudo e disse na frente de uma psicóloga, que segundo a delegada, não teve dúvidas de que ouve o estupro de vulnerável.

Negou: Para a imprensa, o ex-colunista, que ultimamente estava trabalhando com excursão para outros estados, negou as acusações e disse que estava sendo vítima de uma ‘casinha’ armada pelo pai da criança que residia no conjunto de casas e que seria usuário de drogas. “Eu estou sendo preso de forma inocente, foi uma ‘casinha’ feita pelo pai da menina que queria usar drogas dentro do meu condomínio e eu não deixei, ai ele arrumou essa pra mim com a permissão da mãe da criança, inventando essa história mentirosa e caluniosa contra mim que sou uma pessoa de bem”, defende-se Cleber. 

Dinho Santos e Roserval Ramos

Canaã dos Carajás e Altamira têm o maior aumento de frota no Brasil

Pois bem, os dois municípios brasileiros que mais crescem, proporcionalmente, em número de carros novos são paraenses: Canaã dos Carajás e Altamira. Além de terem se tornado os dois maiores pólos recentes de atração populacional na Amazônia (Altamira por causa da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e Canaã dos Carajás por causa do projeto S11D), a economia desses locais passou a aquecer uma nova dinâmica de consumo por automotores. O que antes era objeto de desejo, agora é um problema social (haja vista a ruas esburacadas e intrafegáveis; população endividada em financiamentos a perder de vista) e uma espécie de sangria desatada que prenunciam cidades pandemônios num futuro não muito distante.

No final de 2012, Canaã dos Carajás tinha 7.670 veículos. No final de 2013, 9.710. Pode parecer pouco o aumento de dua
s mil unidades na frota, mas para um município que tem apenas 31 mil habitantes, sendo 25 mil deles na cidade, é um crescimento assustador de 26,6%, já que nem a população cresce a taxa similar. E a consequência disso é o repeteco do que hoje se visualiza às 8 horas da manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde em Parauapebas, um verdadeiro caos no trânsito do município.

Em Altamira é ainda mais cruel. Por dia, sobem Transamazônica acima 20 mil veículos, que ou passam pela cidade, ou vão e voltam, ou ficam por lá. Em todo caso, com 42.499 veículos, Altamira acelera velozmente para roubar o posto de Parauapebas como detentor de quinta maior frota. E como ambas as cidades não têm estrutura física para suportar o peso de tamanho prêmio, estar em quinto ou primeiro lugar não é vantagem. 


Três anos atrás, por exemplo, Altamira tinha 23.985 carros e motos. De lá para cá, a frota explodiu quase 800%. E a “Princesinha do Xingu” só perde mesmo para a “Terra Prometida” no fenômeno de emplacamentos de carros. Para se ter ideia do que era Canaã dos Carajás e do que está acontecendo, em 2000 havia apenas 429 carros trafegando pelas ruas de terra da então pacata vizinha de Parauapebas. Em 13 anos, a frota cresceu 2.163%. Em nenhuma outra parte do Brasil se viu algo dessa natureza. Nos próximos três anos, a frota de Canaã dos Carajás atingirá 30 mil veículos. Isso não será motivo de comemoração em 2017, pelo contrário. Se hoje a malha urbana é de 74,5 quilômetros, em 2017, a julgar pelo crescimento demográfico, será de 109 quilômetros – sequer dobrará. Enquanto isso, a frota triplicará. Está instalado o caos.
FONTE: Mix comunicação e propaganda

 
Design by Gusttavo Nascimento | CanaãHost "O SENHOR é o Meu Pastor e Nada Me Faltará" (Salmo 23:1)
|